Você se considera um bom leitor? E qual foi o último livro que você leu? Certamente essas perguntas devem ter pego você de surpresa.
Há quem diga que não se lembra nem quando e nem qual foi o último livro que abriu para uma boa leitura.
Mas se o que você precisava era um incentivo para colocar em prática esse hábito tão saudável, aqui você vai encontrar de sobra!
Separamos uma lista com os 10 melhores livros da história. Que são os livros mais vendidos e consumidos pelo público leitor.
E se você encontrar -e certamente irá- algum nessa lista que ainda não tenha lido, que tal começar agora?
Vamos lá:
Dom Quixote, Miguel De Cervantes (1612)
Dom Quixote, é o livro mais vendido de todos os tempos. Com uma leitura leve e cheia de cultura, conta a história de um homem nobre da realeza espanhola que resolve imitar seus heróis literários, buscando batalhas e aventuras ao lado de seu grande amigo e companheiro, Sancho Pança. A obra é um clássico e merece todo o reconhecimento que possui.
No ano de 2002 essa obra ganhou o título de Melhor Obra de Ficção de todos os tempos.
Estima-se que foram vendidas mais de 500 milhões de cópias desde que o livro foi lançado.
Um Conto de Duas Cidades, Charles Dickens (1859)
Talvez você não tenha ouvido falar ainda dessa incrível obra, mas com toda certeza vai sentir interesse em conhecê-la melhor. Um Conto de Duas Cidades é um romance epistolar histórico de Charles Dickens, lançado no final do século passado. O livro trata de temas como a culpa, a vergonha e a reciprocidade. A principal fonte e inspiração para Dickens foi a Revolução Francesa. A obra é considerada o principal romance do escritor britânico e é um clássico da literatura internacional.
Estima-se que esse livro atingiu a meta de 200 milhões de cópias vendidas desde o lançamento da obra.
O Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien (1954)
Essa obra você já deve ter tido algum tipo de contato. Quem nunca ouviu a famosa frase: “Meu precioso...”?
Apesar dessa obra ter sido lançada no ano de 1954 e seu primeiro filme apenas no ano de 2001, muitas pessoas leram os livros da saga após assistirem os filmes. E sim, essa obra possui milhares de fãs no mundo todo.
A obra foi originalmente publicada em três volumes, com cada volume contendo dois livros - e foi assim que se tornou popular. Desde então, a obra foi reimpressa várias vezes e traduzida para mais de 40 línguas, se tornando um dos trabalhos mais populares da literatura do século XX.
Essa obra já atingiu 160 milhões de cópias
O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry (1943)
O clássico dos clássicos. Essa obra fez parte da infância de muitas pessoas e até hoje é um dos mais queridinhos da literatura.
Você sabia que o livro foi inspirado em acontecimentos reais da vida do autor, Antoine Saint-Exupéry?
Durante a Segunda Guerra Mundial, Saint-Exupéry foi exilado para a América do Norte e, em meio a turbulências pessoais e se inspirando pelos próprios fatos de sua vida, ele produziu essa obra. É um conto de solidão, amizade, amor e perda de um jovem príncipe que caiu na Terra.
O livro já vendeu mais de 140 milhões de cópias
Harry Potter e a Pedra Filosofal, J.K. Rowling (1997)
O primeiro livro da saga Harry Potter também entra na lista dos livros mais vendidos do mundo. A história do órfão que descobre ser um bruxo conquistou o mundo inteiro e não surpreende ao entrar nessa lista. Por incrível que pareça, J.K. Rowling ouviu vários nãos antes de se tornar a escritora mais rica do mundo! O livro foi rejeitado por diversas editoras britânicas, sendo finalmente lançado pela editora londrina Bloomsbury em 26 de junho de 1997. Se você ainda não deu uma chance para o clássico, nunca é tarde para começar.
107 milhões de cópias já foram vendidas desde o lançamento da obra.
E Não Sobrou Nenhum, Agatha Christie (1939)
Provavelmente você já viu algum livro com esse nome estampado na capa: Agatha Christie.
Isso porque Agatha Christie possui muitas obras conceituadas. “E não Sobrou Nenhum” é uma delas.
Além de ser um dos livros mais vendidos do mundo, E Não Sobrou Nenhum é a obra de mistério com maior número de vendas já escrita. O enredo gira em torno de oito pessoas, aparentemente sem conexões entre si, que são convidadas por correspondência para irem a um lugar conhecido como "Ilha do Soldado", por alguém chamado U. N. A escritora Agatha Christie descreveu o livro como o mais difícil que ela já escreveu, atingindo a meta de 100 milhões de obras já vendidas!
O Sonho da Câmara Vermelha, Cao Xueqin (1754)
Essa obra trata-se de um romance chinês do século XVIII, escrito durante a dinastia Qing. A obra é considerada o ponto alto da literatura chinesa e deu início a diversos debates e campos de estudo cercando o tema. É considerado semi-biográfico e contém 120 capítulos. Enquanto os primeiros 80 capítulos foram escritos por Cao Xueqin, Gao E adicionou 40 capítulos ao romance e o publicou anonimamente, recebendo autoria somente anos depois.
O livro é super difícil de ser encontrado e há pouquíssimas livrarias no mundo que o possuem, então se você esbarrar com ele em algum sebo, agarre, porque é um item raro.
A obra passa de 100 milhões de cópias vendidas.
Ela, a Feiticeira, de H. Rider Haggard (1886)
Originalmente publicado em 1887, Ela, a Feiticeira é um best-seller escrito por H. Rider Haggard. A obra vitoriana narra as aventuras de Leo Vincey e Horace Holly numa região inexplorada do continente africano, onde encontram uma civilização perdida que obedece a misteriosa feiticeira chamada, Ela. A obra é um dos maiores clássicos da literatura mundial e já foi traduzida e publicada centenas de vezes.
Infelizmente, o livro só está disponível no formato Kindle.
Estima-se que a obra já atingiu a meta de 100 milhões de cópias vendidas.
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, C.S. Lewis (1950)
Você se recorda de já ter visto isso em algum lugar? Pois é, provavelmente você já deve ter assistido As Crônicas de Nárnia quando era criança, mas sabia que a obra por trás dos longa-metragens é um dos livros mais vendidos do mundo? O romance O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa foi escrito por C.S. Lewis e publicado em 1950; é o primeiro e mais conhecido livro da série.
Apesar de ser o primeiro a ser publicado, o título é, na verdade, o segundo na ordem cronológica dos acontecimentos e não pense que a obra é exclusivamente para crianças e adolescentes, não. A história é super profunda e cheia de mensagens para a vida, contendo metáforas religiosas e lindos aprendizados.
O Código da Vinci, Dan Brown (2003)
Mais um clássico que provavelmente você já ouviu falar.
A obra apresenta uma história religiosa alternativa, que gira em torno da teoria de que Jesus Cristo possui descendentes. O livro, no entanto, já foi e continua sendo muito denunciado por denominações cristãs como um ataque à Igreja Católica e constantemente é criticado por suas imprecisões históricas e científicas. Apesar disso, O Código da Vinci é um clássico e um dos livros mais vendidos do mundo atingindo 80 milhões de cópias.