Conheça as melhores universidades estaduais do país
Depois de tomar a importante decisão de que área cursar na universidade, vem a pergunta: onde estudar? Para ajudar nessa questão, viemos aqui contar quais são as melhores universidades estaduais e quais as vantagens que essa escolha pode representar.
Universidades estaduais recebem apoio e incentivo de seu respectivo estado para existirem, possuem, em sua maioria, grande incentivo a pesquisa, trabalho de campo, laboratórios, e campis espalhados por diferentes cidades, algumas do interior, para incentivar que o estudo chegue à juventude desses locais.
Outra característica das universidades estaduais é terem um vestibular próprio para a aprovação dos estudantes para o seu ingresso, por isso, após escolher para qual universidade estadual concorrer pesquise sobre as características específicas de cada vestibular, e procure refazer provas de outros anos.
Agora sem mais explicações vamos às melhores universidades estaduais do país, levando em consideração o Ranking organizado pelo jornal Folha de São Paulo, que avalia todas as melhores universidades do país, incluindo estaduais, federais, públicas e privadas, desde 2012, e que leva em consideração ensino, inovação, campos de pesquisa, internacionalização, e a presença de alunos e ex-alunos no mercado de trabalho, para avaliar as melhores universidades do país.
Segundo esse Ranking as melhores universidades estaduais do país são:
1° – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Eleita a melhor universidade estadual do país, ao aparecer em 4º lugar no ranking nacional, e localizada em Campinas, uma cidade do interior de São Paulo, obteve 96,37 como nota na avaliação do jornal Folha de São Paulo. A Unicamp foi fundada em 1966, possui 69 cursos, e campis ainda em outras cidades, como Piracicaba e Limeira.
Dentre os 69 cursos oferecidos, economia, biologia e computação estão avaliados em 1º lugar.
Em 2021 a nota de corte para o curso de economia na Unicamp foi 599,3 pontos; para o curso de biologia foi 582,1 pontos; e o curso de computação apresentou a mesma nota que o curso de biologia, 582,1 pontos.
2° – Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A Unesp aparece em 8° lugar no ranking nacional, segundo o jornal Folha de São Paulo, sendo assim a segunda melhor universidade estadual do país, obtendo nota 92,01 na avaliação. Fundada em 1976, possui mais de 20 unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo, e oferece 186 cursos.
Desses 186 cursos, 36 foram avaliados pelo Ranking de Universidades da Folha de São Paulo, os melhores colocados são Medicina Veterinária, Odontologia e Farmácia, que possuem notas de recorte, respectivamente, 49, 36, e 39 pontos.
3° – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
A UERJ irá aparecer em 13° lugar no Ranking Nacional, ficando com 3° lugar entre as universidades estaduais, ganhando 87,71 na nota de avaliação. Fundada em 1950 para oferecer cursos de engenharia civil, engenharia elétrica e engenharia mecânica, hoje oferece mais de 80 opções de cursos superiores, e está presente em 7 cidades do Estado do Rio de Janeiro.
Seus cursos mais procurados são Administração, com nota de corte 64,25; Ciências Econômicas, com nota de corte 77,50; e Direito, com nota de corte 81,25.
4° – Universidade Estadual de Londrina (UEL)
A UEL localizada na cidade de Londrina, interior do Estado do Paraná, é a quarta melhor universidade estadual do Brasil, e a 24º melhor universidade nacional. Fundada em 1970, a UEL oferece 61 cursos superiores.
Seus cursos com mais destaque são Design de Moda com nota de corte 24; Biologia, com nota de corte 26; Biomedicina com nota de corte 32; e Agronomia, com nota de corte 23.
5° - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Logo em seguida, em 5° lugar entre as estaduais, e em 25º lugar entre as nacionais, aparece a UEM. Também localizada no Paraná, mas na cidade de Maringá, no interior do estado, ela foi fundada em 1969, e hoje oferece 89 opções de cursos superiores.
Seus melhores cursos são Moda, Agronomia e Engenharia Química. Os cursos com maiores notas de corte são Medicina, com nota 546; Direito, com nota 450; e Comunicação e Multimeios, com nota 404.
Pronto, agora com essas informações, talvez, fique mais claro qual universidade escolher para cursar seu ensino superior, mas lembre-se que a melhora faculdade para o outro, nem sempre pode ser a melhor faculdade para você, pois questões como, onde quer morar, que tipo de ensino deseja, qual área de atuação mais te interessa, são fatores que devem também ser levados em conta. Por isso pesquise bastante, pese os prós e contras, tenha mais de uma possibilidade, e esteja aberto às oportunidades; às vezes aquela opção que pensamos que pode não ser a melhor pode te surpreender.