Muitos vestibulandos ficam inseguros na hora de escolher o curso superior que pode definir o seu futuro profissional. Não existe um momento ideal para essa decisão, não acontece como um ‘passe de mágica’ e nem sempre é algo que vem desde a infância, requer muita cautela e responsabilidade. A dúvida pode ser falta de autoconhecimento e orientação adequada.
A boa notícia é que driblar essa situação depende apenas de você aprender a lidar adequadamente com todo o processo. Pensando nisso, separamos cinco dicas simples e práticas que podem te ajudar quando chegar o momento de escolher o curso de graduação ideal para você, com tranquilidade e determinação. Confira!
1 – Analise as suas preferências
O primeiro passo para tomar a decisão mais acertada na hora de escolher o seu curso superior é fazer uma reflexão aprofundada sobre quais são as áreas do conhecimento que você mais se identifica. A dica é que você pense nas disciplinas cursadas durante o colégio: você é do time que gosta de Física ou tem mais interesse nas aulas de História? Conta os dias para treinar suas habilidades de Inglês ou prefere os exercícios no laboratório de Ciências? A partir desse exercício, será mais fácil perceber qual das grandes áreas do conhecimento se encaixa em seu perfil pessoal: Humanas, Exatas ou Biológicas.
2 – Converse com universitários
Uma ótima maneira de saber mais sobre os cursos do seu interesse é conversando com pessoas que já estão estudando. Dessa forma, você terá uma visão de como é a graduação na prática. Pergunte sobre as aulas, oportunidades de estágio na área, os conteúdos das disciplinas e qualquer outra coisa que você considere útil para ajudar na sua decisão.
3 – Frequente feiras de profissões
Se você já tem um ou mais cursos em mente, é o momento ideal de conhecer mais sobre a realidade da profissão. Diversas faculdades e instituições educacionais realizam feiras de profissões todos os anos, que são excelentes oportunidades para conhecer um pouco mais sobre o que cada graduação tem a oferecer. Geralmente, elas reúnem alunos e profissionais da área que ficam disponíveis para conversar com os vestibulandos.
4 – Estude o mercado de trabalho
O interesse por um curso não é o único fator determinante na escolha de uma profissão. Pesquisar sobre as tendências de mercado é uma boa forma de descobrir quais são as profissões que estarão em alta no futuro. Se você já tem uma graduação em mente, utilize a internet como uma boa aliada para descobrir como andam as perspectivas para o segmento profissional que você pretende escolher, qual a faixa salarial, quais são as habilidades mais requisitadas na área e qual é a demanda por profissionais.
5 – Faça testes vocacionais
A orientação vocacional pode contribuir na escolha do futuro profissional. Esse processo envolve entrevistas, dinâmicas de grupos e alguns testes psicológicos, como de personalidade, atenção concentrada, raciocínios e de habilidades e interesses profissionais. Os resultados dos testes traçam, adequadamente, um perfil profissional e, a partir daí, são indicadas as carreiras que se encaixam no perfil profissional do aluno. Mas é importante destacar que, apesar dos resultados, a escolha é sempre pessoal.
Retirado de: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/faculdade-como-escolher-o-curso-de-graduacao-ideal